Curiosidades

1 No dia 5 de dezembro existem duas comemorações importantes: 0 Dia Internacional do voluntário e o Dia da Cruz Vermelha Brasileira.

A Cruz Vermelha, é a maior instituição voluntária do mundo e por isso gostaria de sugerir esse tema para comemoração na página de procura do Google que tem um objetivo muito descontraído em levar informações culturais a todos os seus usuários.

Além deste dia, ainda existe outra data importantes para a instituição: 8 de maio - Dia Mundial da Cruz Vermelha (aniversário de Jean Henry Dunant seu fundador).

Existem algumas curiosidades sobre a instituição: por exemplo a escolha do símbolo - uma cruz vermelha em fundo branco, foi escolhida em homenagem aos suíços fundadores da instituição: invertendo-se as cores da bandeira daquele país. Ou seja a Cruz Branca em fundo vermelho - bandeira Suiça, virou a cruz vermelha em fundo branco - bandeira da instituição. Poucas pessoas sabem disto e hoje se associa muito as questões relacionadas à saúde, embora exista um símbolo exclusivamente para a saúde que é o "bastão e a serpente".

Outra curiosidade é que existe uma lei federal no Brasil (Decreto 2380/10 | Decreto nº 2.380, de 31 de dezembro de 1910) que diz que só a Cruz Vermelha e pessoal sanitário das Forças Armada podem usar o seu símbolo. Porém, como esta Lei é pouco divulgada, muita gente utiliza o símbolo indevidamente. A instituição, sempre que recebe uma denúncia, orienta aquele que usa o seu símbolo indevidamente a retirá-lo e utilizar o símbolo certo da saúde.

Sou Rosely Sampaio, Jornalista Voluntária há 25 anos da Cruz Vermelha Brasileira, Conselheira Nacional e Diretora Executiva da Filial Rio de Janeiro.




2 - Voluntariado: o espírito da ação humanitária. Uma declaração conjunta dos presidentes da Federação Internacional e do CICV para assinalar o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho / 8 Maio 2011

Haiti, Paquistão, Líbia, Síria, Egito, Japão. À medida que o mundo acompanhava estas crises humanitárias, voluntários de todo o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho eram os primeiros a dar resposta. Desde socorrer doentes e feridos, até prestar primeiros socorros, dar água e alimentos a quem precisa. Os nossos voluntários têm, há mais de 150 anos, colocado a comunidade em primeiro lugar.

Este ano assinala o 10º aniversário do Dia Internacional do Voluntário. Para a Cruz Vermelha esta é uma importante oportunidade para promover e reconhecer o papel que os voluntários têm, tornando o nosso Movimento na maior rede humanitária no mundo. Hoje, uma em cada 2.000 pessoas é voluntária do Movimento. Isto significa que quase todas as comunidades no mundo têm um voluntário da Cruz Vermelha a apoiá-las. Esta é uma estatística verdadeiramente inspiradora e algo de que deveremos sentir orgulho.

Vale a pena assinalar que os nossos voluntários são, muitas vezes, eles próprios vítimas da crise que estão ajudando a minimizar. A coragem e sentido de solidariedade necessária para que se coloque o próprio sofrimento de parte e se aja para ajudar outros são simplesmente notáveis. São os voluntários que freqüentemente arregaçam as mangas, abraçam um vizinho aflito e empenham-se para melhorar as coisas.

Sem os 13 milhões de voluntários ativos, não conseguiríamos ajudar cerca de 150 milhões de pessoas que precisam da nossa assistência anualmente. Em 2009, havia 20 voluntários da Cruz Vermelha por cada trabalhador – os voluntários aumentam o alcance do Movimento e prestam serviços com um valor econômico estimado em mais de 6 bilhões de dólares. O valor social que os voluntários trazem é incalculável e de um alcance extraordinário.

As catástrofes irão continuar a acontecer. As guerras e outras situações de violência, os desastres naturais e tecnológicos, a fome, doença e discriminação são a realidade do nosso cenário humanitário. Um dos grandes recursos que temos para responder a estas crises são os nossos voluntários, e por isso é que estamos a utilizar este ano o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho para lhes prestar tributo pelos seus serviços incalculáveis.

Recordemos também que os voluntários não respondem apenas a emergências. No dia-a-dia eles trabalham silenciosamente em todo o mundo, envolvendo as comunidades num verdadeiro espírito de comunhão. O nosso compromisso, como um Movimento, é trabalhar com governos e parceiros para melhor proteger, promover e reconhecer o papel vital que os nossos voluntários têm, muitas vezes com grande sacrifício pessoal.

No próximo mês de Novembro, todos os componentes do Movimento e os Estados que fazem parte das Convenções de Genebra irão se reunir em Genebra para a 31ª Conferência Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Este encontro irá ocorrer sob o lema “O nosso mundo. A sua ação”, que nos recorda que todos têm um papel a desempenhar para tornar melhor o nosso mundo. Esta é a essência e o espírito do voluntariado. Cada um de nós pode fazer a diferença envolvendo-se numa ação positiva nas nossas comunidades.

Junte-se a nós no dia 8 de Maio no agradecimento aos voluntários da nossa comunidade mostrando reconhecimento a todas as formas de serviço voluntário.


Tadateru Konoé
Presidente da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho


Jakob Kellenberger
Presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha  


3-  Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre Ministério da Integração Nacional e Cruz Vermelha

Brasília - A elaboração de programas e projetos de prevenção e a capacitação e qualificação de pessoal no apoio às operações de resposta aos desastres são os principais objetivos do acordo de cooperação técnica que o Ministério da Integração Nacional e a Cruz Vermelha Brasileira firmam nesta quarta-feira (27/04), às 18h, em Brasília.

Assinam o documento o ministro Fernando Bezerra Coelho, o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, e o presidente Nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Walmir de Jesus Moreira Serra Júnior.

Pelos termos do acordo, o Ministério da Integração se compromete a destacar servidores e colaboradores eventuais para participar de cursos organizados pela Cruz Vermelha; realizar cursos de capacitação e reciclagem em defesa civil para voluntários da Cruz Vermelha; e credenciar representantes da Cruz Vermelha para atuar junto às autoridades do ministério onde estiverem previstas ações de defesa civil, entre outros pontos.

À Cruz Vermelha caberá, dentre outras ações, apoiar o Ministério da Integração em todo o território nacional, em ações de defesa civil, bem como selecionar, capacitar e gerenciar as atividades de voluntários, nos perfis indicados pelo ministério e também de integrantes dos programas e projetos previstos no acordo; realizar cursos de capacitação e reciclagem, destinados aos servidores e colaboradores indicados pelo ministério, nas unidades hospitalares e Escolas de Enfermagem da Cruz Vermelha Brasileira.


Responsável por coordenar as ações de defesa civil em todo o País, a Secretaria Nacional de Defesa Civil vê no acordo um importante instrumento para o planejamento e execução de ações de prevenção e preparação para os desastres, considerando que a Cruz Vermelha é uma destacada instituição de apoio ao Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec), e tem entre as suas finalidades a missão de contribuir para melhoria da saúde, a prevenção de doenças e o alívio do sofrimento, através de programas de treinamento e de serviços que beneficiem a comunidade.

Serviço:

Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre Ministério da Integração Nacional e Cruz Vermelha
Related Posts with Thumbnails